logo RCN

Paratleta joinvilense conquista medalha de bronze no Mundial de Atletismo Paralímpico

  • Foto: Reprodução Paralympic Games -

Medalha foi obtida na modalidade de arremesso de peso

O paratleta joinvilense Edenilson Floriani vai trazer para casa a medalha de bronze, conquistada na tarde desta segunda-feira (17), no Mundial de Atletismo Paralímpico em Paris. Edenilson alcançou a marca de 14,06 metros no arremesso de peso. O atleta representa a equipe Cepe Joinville e é bolsista da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Joinville.

“Graças a Deus consegui essa medalha tão importante para Joinville, para mim e para o meu clube. Hoje (segunda-feira) faz 12 anos que eu ganhei alta do meu acidente de trânsito que me deixou com essa deficiência. Então, além de um dia especial para mim, por conquistar a medalha no Mundial, é um dia feliz por ter saído do hospital”, conta Edenilson.

Na mesma modalidade, o atleta é recordista das Américas com a marca de 14,40 metros. Na quinta-feira (13/7), Ednilson já havia ficado em 7º lugar no lançamento de dardo, quando conseguiu a segunda melhor marca da temporada, com 58,63 metros.

No calendário do paratletismo, o Mundial de Atletismo de Paris é a competição mais importante antes das Paralimpíadas 2024.

Para a secretária de Esportes de Joinville, Caroline Antunes Rodrigues, a medalha representa muito para o município e para outros atletas que têm Edenilson como referência.

“É um resultado muito merecido, pois o Edenilson e seus técnicos Eliandro e Saulo trabalham duro e com muita disciplina e determinação”, afirma a secretária.

Cirurgia e recuperação

Em dezembro do ano passado, Edenilson fez uma cirurgia no ombro e por isso os treinamentos exigiram uma atenção especial.

“No primeiro arremesso ele já conseguiu ficar na 3ª posição e, na quarta tentativa, conseguiu 14,06 metros, o que garantiu a medalha de bronze. Estamos muito felizes. A gente sabia que tinha condições de ganhar uma medalha e eu falei para ele que se viesse era a consequência de todo o esforço na preparação e recuperação”, detalhou o técnico Eliandro Braz, que treina Edenilson desde 2017.

“Agora é voltar para a minha cidade, voltar a treinar porque ainda esse ano tenho muita coisa para conquistar. Tenho o Pan-Americano, em novembro, no Chile, e lá eu quero conquistar medalha”, reforça Edenilson.

O retorno do atleta para Joinville está previsto para quarta-feira (19).


São Paulo e Flamengo decidem em casa as semifinais da Copa do Brasil Anterior

São Paulo e Flamengo decidem em casa as semifinais da Copa do Brasil

CBF sorteia mandos das semifinais da Copa do Brasil nesta segunda Próximo

CBF sorteia mandos das semifinais da Copa do Brasil nesta segunda

Deixe seu comentário